Aromaterapia: técnica milenar usa em tratamentos óleos essenciais extraídos das plantas

Os cheiros nos trazem lembranças, mexem com as nossas emoções e podem influenciar o nosso humor. O Globo Repórter  viajou pelo mundo dos aromas. Até o Sistema Único de Saúde já adotou a aromaterapia para dar mais conforto aos pacientes. O tratamento ajuda a controlar o pânico, a depressão e a ansiedade, por exemplo. Na maior maternidade do Brasil, os óleos essenciais auxiliam as gestantes a terem um parto mais tranquilo.

O programa conheceu brasileiros que estão desbravando o novo mercado dos óleos essenciais: as substâncias aromáticas que as plantas produzem e que são usadas até em medicamentos. A pé de pedestre é uma planta usada desde o Brasil Colônia para tratar as dores nos pés. O programa falou ainda dos mistérios do olfato, ainda tão pouco conhecido pela ciência.

Para as plantas, os cheiros funcionam como meios de comunicação. Alguns aromas atraem os insetos e ajudam na polinização. As flores de lavanda são irresistíveis para uma pequena abelha, por exemplo. Outros cheiros podem afastar as pragas como formas de defesa. E é nesta interação com o meio ambiente que as plantas produzem substâncias poderosas e perfumadas.

Fonte: G1



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *